sábado, janeiro 06, 2007

POr qUê?

Tem dias q vc acorda e se pergunta: por que esse despertador tinha q tocar logo agora? Lá se vai meu sonho de férias num paraíso afrodisíaco eqüidistante. Mas aí no msm tempo bate a consciência prática e a obviedade da resposta... Levanta! hora do trampo...
Muitos porquês rodeiam nossa vida. Quando pequenos, azucrinamos a paciência de td mundo, dando uma de Serafina com perguntas do tipo: por que o céu é azul? por que nascemos? por que ele têm e eu não tenho? por que um dia vamos morrer? por que não posso comer chocolate antes do almoço?
Em meio à tantos porquês, com o passar do tempo aquela coisa decartiana de "penso, logo existo" transborda o nível das perguntas. Nesse sentido, a interrogação é quase parte inseparável da condição humana. Fui profunda, não? Por que será? Opa... olha ele aí de novo...
Chegamos num lugar q n é mt a nossa cara e junto com elevem o complexo de peixinho fora d'água, vem o porquê do tipo "o q é q eu estou fazendo aqui?". Dia de chuva, vc completamente atrasado e no ponto de ônibus é vítima daquele clássico banho de lama. Por quê? Logo hj... Quando acontece algo q n deveria acontecer, lá vem o porquê (essa até rimou!). Uma pessoa legal, gente boa... Mas por que isso foi logo acontecer com ele? A grana do mês, antes msm do dia 5, vc n vê nem mais vestígio ou muito menos uma terna lembrança... Por quê?
Ainda tem mais... Aquele carinha ou aquela beldade te deu o maior fora... Vem logo à sua mente o "por que n eu" do Leoni. Bom, pelo ou menso restou o vinho q vc tinha comprado pra o jantar. Se vc reconhece ou já passou por uma ou mais dessas situações e teve uma sensação de familiaridade com os relatos, tudo isso pode ser umamera coincidência... Por que msm, hein?
Podem existir explicações místicas, filosóficas, ligadas à crenças religiosas, questões lógicas e científicas, inconstantes, insanas, imprevisíveis. Destino? Talvez. Deus quis assim... Quem sabe? A verdade é q há sempre uma resposta,por mais escondida e misteriosa q ela seja.Infinitas podem ser as perguntas, mas o porquê das coisas te atiça, desconfia, incita-o a ir em busca dessa verdade. Afinal, se n houvessem as dúvidas, quem iria querer saber das respostas?
A gramática normativa pode atépragmatizar a aplicação do porquê junto, separado, com acento, sem acento. Porém,o porquê q aqui se fala é aquele q n te questiona apenas por que vc n foi a festa (faz de conta q eu esqueci o travessão e a interrogação), mas sim, por que vc está lendo isso agora? Quando souber, me explica...

Um comentário:

Anônimo disse...

Eita mana, eu sei explicar o que é isso... PSICOLOGICAMENTE falando, isso é a pura preguiça! rsrsrs...
Bjão!