quarta-feira, janeiro 16, 2008

D-E-S-E-J-O


Depois de tanto tempo se postar - vixe... E pra quem vive de escrever coisas e contar acontecimentos, então.. é muito tempo mesmo - Estou passando para falar alguma coisa sobre... qualquer coisa, ou seja lá o que for a tal coisa. Opa... receio que ficou confuso...

Que tal discutir a paz mundial, ou quem sabe o fim da CPMF? Com certeza ao invés de paz e amor, o assunto geraria briga, não é? Muda a pauta então... Novas tendencias para a moda de 2008? Não... E aí como foi o revellion, beleza? Que bom! É... quais as perspectivas para o ano que chegou, hein? Planos, planos e... Carpe diem! Vamos ver então no que é que dá. A gente pode falar também sobre as últimas notícias, quem é o seu BBB preferido, coisa e tal, patati patatá... Blá, blá, blá...

É melhor eu transformar essa alguma coisa em... Um 2008 cheio de coisas: boas, sensacionais, interessantes, surreais, criativas e tudo mais, do tamanho de qualquer coisa (que você queira, é claro...)!

terça-feira, novembro 27, 2007

Só comentando...


Essa foto foi publicada na galeria de imagens da semana do Jornal Folha de São Paulo. A imagem mostra jovens que levam TV e rádio a abrigo, no 4º dia após passagem do ciclone que arrasou Bangladesh com ventos de até 233km/h, como afirma a versão online do jornal. Pois é... Nem a ira da natureza, em meio todo esse papo de meio ambiente e a fúria do aquecimento global, conseguem derrubar a presença e, até certo ponto, influência, dos meios de comunicação na vida das pessoas. Não há vento que chegue... Mas há mídia que resista.

quinta-feira, novembro 22, 2007

Memórias de uma cadeira de shopping


Numa praça de alimentação de shopping só me vem uma coisa a cabeça: escrever sobre o quê? Talvez sobre as pessoas que chegam com os amigos (ou não) e batem um papo enquanto comem; quem sabe sobre os casais que tomam seu sorvete enquanto trocam carinho ou estão envolvidos na maior DR... è melhor não interromper. Há ainda aquela mãe cheia de sacola que aguarda seu filho escolher a lembrancinha do MC Donald's que falta à coleção. Ah, não tentem convencê-lo que um prato de arroz e feijão é melhor do que aquela caixinha, afinal, o que vem de brinde num prato de comida? A disputa entre um pinguim de plástico e uma salada verde é mesmo desleal.

Há também os que circulam sem rumo ou passam falando ao celular. Os que procuram um lugar para sentar; indecisos quanto ao que comer, ainda compõem o ambiente. Opa.. não posso esquecer dos que desfilam por aqui, literalmente: rodam, rodam, rodam e... rodam, mas não sentam, ou coisa parecida. Algo me parece certo... Nem todo mundo que senta na praça de alimentação vai realmente comer. Nome estranho para o lugar, mas tudo bem.

Observa-se o nada, o outro, o todo. Conversa vai, conversa vem e olha lá... Eita, acho que tem um cara dormindo. Alguém vem recolher a bandeja da mesa: boa tarde senhorita... Com licença? Claro, por favor pode levar sim... Acho que o proximo a sentar aqui é aquele gordinho com o Bic Mac...

segunda-feira, setembro 10, 2007

o feijão estava bommmm....


Experimentemmmmmmmmmm! o feijão de dona Silvia aki na Ribeira é mt massa msm...palavra de Jornalista...hehe..

sexta-feira, agosto 03, 2007

Amigos!



Ei, psiu! é de vc msm q eu estou falando... Aquela pessoa q está sempre por perto... Ser amigo é estar presente, n importa onde. Troca, empresta, dá, liga, manda torpedo SMS, deixa depoimento no orkut, bate o maior papo no msn, diverte, conversa, brinca, descobre, vibra... Quer ter do lado, msm q seja pra falar besteira. Sai, toma sorvete, vê filme de terror, concorda que aquela blusa é linda, msm, mas um pouco cara... E aí? divide em 10x no cartão... Enfim, sempre no consenso. faz festa, vai à festa... Canta, dança, se balança... paga mico, bêbado ou sóbrio, pouco importa... Já pagou msm... Mas atenção, hein: trabalha muito também... Corre atrás do que quer, luta pelo que deseja e pode contar sempre com essa pessoa aqui ó...

Alguns dizem eu te amo, mas o abraço é garantido... Fofoca (opa, quis dizer, compartilhamento de informações da vida alheia), briguinhas de vez em quando, cumplicidade sempre, amizade eterna... Enfim, pra que servem os amigos mesmo? Justamente pra compartilhar esse mundão de coisas....

quarta-feira, julho 18, 2007

Abrindo a janela...

"Mais um passo
Nesse espaço
Tanto espaço
E ainda assim
O mundo é pequeno pra mim
A janela
Forma uma tela
O mundo todo dentro dela
É pequeno pra mim
Olho milhares de fotos
Jornais
Tantos lugares
E nada demais
Não quero ver tv nessa janela
Já nela
Não quero ficar preso
Nela
Talvez por ter vivido só
Eu tenha me feito assim
Eu criei um mundo bem maior
E melhor
Pra mim
Lá-rá lá-rá
Lá-rá lá-rá
Lá-rá lá-rááááááááááááááá"
(A janela - O Círculo)

quarta-feira, junho 20, 2007

É cada coisa q a gente vê por aí...

Piores profissões do mundo... Pelo ou menos ser jornalista n está no ranking... he he...

10 – Pesquisador de fezes de baleia
"É surpreendente o quanto podemos aprender sobre uma baleia a partir de suas fezes", diz Rosalind Rolland, pesquisadora no New England Aquarium de Boston, especializada na pesquisa de dejetos de baleias, na qual é uma das pioneiras. Em seu trabalho, é acompanhada por cães farejadores, que conseguem descobrir o excremento boiando a meio quilômetro de distância.

Um outro pesquisador, Nick Gales, foi o primeiro a filmar o que se acredita ser a flatulência de uma baleia (como o acontecimento se dá debaixo d'água, é possível ver a bolha que ele gera). "O cheiro é muito ruim", diz.

9 - Entomologista forense
Trocando em miúdos, a especialidade da área é resolver assassinatos pelo estudo das larvas de insetos. "Um dia fui chamado a ver um corpo com insetos nele. Descobri que se tratava de um rapaz que eu conhecia, e havia larvas de insetos nos seus dentes. Então achei outras nos seus olhos, e pensei, isso é o que eu quero fazer, isso é muito legal", relata Neal Haskell, professor de entomologia forense na Universidade St. Joseph.

Seu trabalho, e o de outros 20 pesquisadores nos EUA, é calcular o "intervalo post-mortem" (o tempo entre morte e a descoberta do corpo), remontando às etapas de vida de insetos que põem ovos em cadáveres.

8 - Examinador antidoping
Quando seu trabalho é testar drogas nos maiores atletas do mundo, não há como ganhar. Dúzias de funcionários realizam exames de urina em xícaras aproximadamente 4.000 vezes em 21 dias a cada Olimpíada. Se pegarem um atleta fraudulento, irritam uma nação inteira. Se não encontram uma trapaça que depois aparece como positiva, são acusados de incompetência.

7 - Especialista em ausência de gravidade
Amarrados de cabeça para baixo, esses profissionais garantem a segurança dos astronautas. Eles estudam os efeitos sentidos pelos astronautas que vão ao espaço, passando a ter inchaços, atrofia muscular, degeneração óssea. Para evitar isso, os pesquisadores criam artificialmente os efeitos da ausência de gravidade em pessoas na Terra.

Eles são inclinados de cabeça para baixo num ângulo de 6º para ficarem 21 dias inativos, restringindo o uso dos músculos e aumentando o fluxo de sangue à cabeça, sensações similares às experimentadas no espaço.

6 – Técnico de segurança da Microsoft
Eles recebem mais de 100 mil e-mails por ano, e cada uma delas significa que há problemas nos produtos do império da Microsoft. São 365 dias por ano tentando resolver defeitos no Windows, no Internet Explorer, Office e todos os outros produtos da empresa em suas múltiplas versões.

5 - Preparador de material de aulas de ciência
Eles matam, cortam e engarrafam os animais que as crianças cortam em suas aulas de ciência na escola. São oito horas por dia respirando substâncias tóxicas usadas para preservar tecidos de animais como sapos, gatos, pombas, tubarões e até baratas.

4 - Especialista em lixo
Eles vão aos lixões coletar material para analisar os padrões de consumo da sociedade contemporânea, cavando poços entre os dejetos e pesquisando toneladas de lixo. Tudo isso para descobrir que fraldas formam 2% do lixo humano de grandes cidades, enquanto o papel equivale a 45%.

3 - Esterilizador de elefantes
Um testículo de elefante tem mais de 20 cm de diâmetro, fica protegido por duas polegadas de pele e dez de músculo. Por isso, o equipamento usado para esterilizar um desses animais é pesado e de difícil manejo, especialmente porque os bichos não ficam muito felizes com o tipo de operação que realizam neles.

2 - Oceanógrafo
Esses profissionais só têm notícias ruins todos os dias: superpopulação de peixes que acabam com espécies em 40 anos, o fim dos recifes de corais, zonas mortas (sem oxigênio) crescentes, aumento de dejetos plásticos jogados no mar. É difícil gostar de um emprego assim.

1 - Mergulhadores de risco
Mesmo usando equipamentos e roupas especiais, esses profissionais mergulham em esgotos, em reatores nucleares, em derramamentos tóxicos, litorais perigosos. Eles são convocados para limpar o ambiente de substâncias tóxicas, e vivem diariamente as riscas de um vazamento que pode lhes custar a vida.

Fonte: Lista anual do Pop Science, disponível no G1
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL55510-5603,00.html

terça-feira, junho 12, 2007

Tum tum tum tum...




De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama,
Mas que seja infinito enquanto dure.


(Soneto de Fidelidade - Vinícius de Morais)

segunda-feira, junho 04, 2007

Ninguém merece Eva Byte... Já o Tadeu fez gol de placa!

Meu Deus... Nada contra tentar uma aproximação mais interativa com o telespectador, ou até se mostrar uma revista eletrônica "moderninha" com uma apresentadora totalmente digital. Inovar é preciso... mas daí ficar aquela confusão entre cenário virtual, Zeca Camargo, Gloria Maria e a tal da Eva Byte num msm plano (nada mediúnico, devo ressaltar) já é um pouco demais... Tudo bem, eu adoroooo o Fantástico, devo confessar. É um telejornalismo bem bolado, que entretêm e informa também. Mas peraêeeeeeee... Aquele convite logo no final do programa da noite de ontem de Eva Byte para os telespectadores baterem um papo com ela no chat qd o programa terminasse cheio de sex appeal... fala sérioooooo... Nada haver... Pq a apresentadora digital pode usar decote, barriguinha de fora e a nós, pobre jornalistas mortais não podemos abusar nem numa biju bacana ou um decote, mais interessante? Poxaaaa...
Em compensação, já q ng merece a Eva Byte, deixo aqui registrado meu apreço pelo trabalho do Tadeu Schmidt com relação a msma edição, em que ele faz um giro mt bacana pelos jogos do Brasileirão... Ficou mt massa msm... Interagiu legal até mesmo com quem assisti o Fastástico, mas n estava tão interessado assim pelos gols do Campeonato Brasileiro (adivinha, quem?). Aquele lance da bola na trave pra mim foi um baita gol, em termos jornalísticos...

sexta-feira, maio 25, 2007

Hj eu tô afim de compartilhar....



Bom, depois de um bom tempo, em meio a correria loucaaaaa e cotidiana, porém, apaixonante, Tô por aqui postando... Na verdade, quero somar, dividir, multiplicar, sei lá.. compartilhar alguma coisa sobre... Qualquer coisa... Taí então um poema massa de Ferreira Gullar. Vivaaaaaaa!!!!


"Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:outra parte
delira.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?"

quinta-feira, abril 19, 2007

Tá girandooooooo....


"Era a casa
Era luz
Eram pais e irmãos
Mas era só um lado do mundo
Era só esse que eu via
Era deus
Era igreja
Era culpa
Era dor
Mas era só um lado do mundo
O outro eu desconhecia
Era a ordem e a prova
Era o estudo e o uniforme
E o futuro
E o futuro...
Mas era tudo incompleto
E eu faço parte do mundo
Eu só cheguei a mim mesmo
Depois de ver"
(Depois de ver - O Círculo)

sexta-feira, abril 13, 2007

Hum...


E aí? Já beijoooouuuuu mttttt hj? Um viva ao amoorrrrr... mesmo q seja de cinema.. he he... =******

sábado, abril 07, 2007

7 de abril!!!!!


Sabe q eu n me imagino fazendo outra coisa? A gente se diverte, conhece pessoas, conta histórias, apura fatos... Enfim, faz jornalismo (ou pelo ou menos tenta), td santo dia... Em compensação... Poucos valorizam, alguns menosprezam... nem todos enxergam quem é o verdadeiro jornalista... Mas como focas topamos td até msm equilibrar uma bola no nariz por uma informação. Corremos atrás, vivemos o que reportamos, somos fieis ao que testemunhamos... Enfim, jornalistas, até que se prove o contrário. Viver a história, reportar a memória e colaborar com o presente... Ufa! Depois de td isso, tinhamos q ter uma data comemorativa no calendário n é? Então...
FELIZ DIA DO JORNALISTA (Feliz msm, por que apesar de tudo, eu amooooo issoooo!)

quinta-feira, abril 05, 2007

Na cabeceira....

Sempre gostei mt de ler, mas das últimas semanas pra cá estou praticando tal atividade constantemente... Minha frequência na biblioteca, de esporádiaca, se tornou praticamente diária. Bom para os meus neorônios...
Quando durante a disciplina de jornalismo literário (olha ele de novo) o prof° Leandro Colling leu na aula um trecho do livro-reportagem "Chico Mendes: crime e castigo", do jornalista Zuenir Ventura, me empolguei.... Poxa... Confesso que queria mais q um trecho, pensei. Não deu outra... A curiosidade jornalística faz parte da minha prática corriqueira, devo confessar. Corri para a biblioteca. Devorei. Uma beleza sem tamanho. Um envolvimento narrativo sem igual.
Não sei se é melhor a história e o valor da luta de Chico Mendes junto aos serigueiros, ou a maneira como Zuenir a reporta. Na dúvida, fico com os dois... Posso?

segunda-feira, março 12, 2007

Ahã?! Inclusão digital????


3 a 3 melhor que 2 a 2
Não depende da largura
A entrada é de fora, a de dentro é saída
Já pensou? Estar dentro, nunca fora
Já pensou? Estar dentro, nunca fora
Já pensou?
Uo uo uo uo uo uo uo
3 a 3 melhor que 2 a 2
Invadindo toda rua
Todos fora, indo e vindo
E mais, e mais
Já pensou? Estar dentro, nunca fora
Já pensou? Estar dentro, nunca fora
Já pensou?
Uo uo uo uo uo uo uo
Já pensou?
(Pato Fu - Dentro fora)

quinta-feira, março 08, 2007

quarta-feira, março 07, 2007

E o Tom Wolfe sempre radicalizando a proposta...

Um pouco de New Jornalism, Novo Jornalismo, ou simplesmente, Jornalismo Literário....
- Posso pedir que levantem as mãos aqueles de vcs que estão confiantes que voltrarão do espaço sideral?
Gus e os outros olharam-se e então todos começaram a levantar as mãos. Fazia vc sentir-se realmente idiotalevantar a mão desse jeito. Se vc achasse que "voltaria", então vc teria que ser msm tolo ou doido por ter-se apresentadao como voluntário. Enquanto os sete olhavam-se uns aos outros, sentados lácom as mãos para o alto como escolares, começaram a rir sem graça e então o coração do problema abriu-se sobre eles. Este negócio de "voltar" não era senão um eufemismo para a pergunta: vocês não têm medo de morrer? Essa era a pergunta que essa gente estava rodeando todo o tempo. Era isso o que realmente queriam saber, todos esses repórteres de olhos esbugalhados e seus rastejantes fotográfos resmungadores. Eles não se importavam se os sete astronautas Mercury eram pilotos ou não. Soldados da infantariaou acrobatas dariam no mesmo. A coisa principal era esta: eles tinham se voluntariado para sentar no topo dos foguetes - que sempre explodiam! Eles eram os bravos rapazes que tinham se apresentado numa missão suicida! Eles eram os camicases que iam pegar os russos! e todas as perguntas sobre esposas e filhos e fé e motivos e Bandeira... eram na verdade perguntas sobre viúvas e órfãos... e de como um guerreiro se autoconvence a uma missão na qual ele está marcado para morrer.

(WOLFE, Tom. Os Eleitos. Ed. Rocco, 1991)